Alunos criam “checklist desestereotipador” para publicitários

Carnaval - Respeita as Minas - Post de Instagram (2)

Os alunos do quinto período de Publicidade e Propaganda do UniBrasil tiveram que realizar uma tarefa diferente. Dentro da disciplina de Pesquisa e Comportamento do Consumidor, que estuda as técnicas para entender melhor o público consumidor da publicidade, eles tiveram que elaborar um “checklist desestereotipador”.

A premissa do trabalho foi que os alunos identificassem estereótipos (ou seja, ideias preconcebidas que costumam apontar preconceitos sobre as pessoas) que geralmente são reproduzidos na publicidade acerca de certos grupos – para, então, proporem checklists a serem usados por publicitários para que verifiquem se suas campanhas estão ou não perpetuando estes estereótipos. Conforme explica a professora Maura Martins, responsável pela disciplina, “a ideia do projeto é fazer com que os profissionais repensem suas práticas e pensem em estratégias comunicacionais mais criativas, e que não reduzam o público a meros clichês”.

A professora ainda esclarece que o trabalho teve como modelo o checklist destereotipador feito dentro do projeto Ads4Equality, desenvolvido pelo Facebook junto com a consultoria 65/10, que visa unir dados e conspirar para uma publicidade mais representativa das diferenças. As publicitárias Maria Guimarães e Thais Fabris, da 65/10, participaram recentemente de uma aula da mesma disciplina.

Confira os trabalhos produzidos pelos alunos (clique para ver maior):

  • Checklist Evangélicos 1
  • Checklist Evangélicos 2
  • Checklist Cultura Geek
  • Checklist K-Pop
  • Checkslist Pessoas de Direita
  • Checklist Jovens do Rolê Curitibano
  • Checklist Fotógrafos
  • Checklist Jovens do Século XXI

WhatsApp Image 2020-05-11 at 22.26.49

  • Checklist Punks

ok Fernanda Penteado