Os alunos do quinto período de Publicidade e Propaganda do UniBrasil tiveram que realizar uma tarefa diferente. Dentro da disciplina de Pesquisa e Comportamento do Consumidor, que estuda as técnicas para entender melhor o público consumidor da publicidade, eles tiveram que elaborar um “checklist desestereotipador”.
A premissa do trabalho foi que os alunos identificassem estereótipos (ou seja, ideias preconcebidas que costumam apontar preconceitos sobre as pessoas) que geralmente são reproduzidos na publicidade acerca de certos grupos – para, então, proporem checklists a serem usados por publicitários para que verifiquem se suas campanhas estão ou não perpetuando estes estereótipos. Conforme explica a professora Maura Martins, responsável pela disciplina, “a ideia do projeto é fazer com que os profissionais repensem suas práticas e pensem em estratégias comunicacionais mais criativas, e que não reduzam o público a meros clichês”.
A professora ainda esclarece que o trabalho teve como modelo o checklist destereotipador feito dentro do projeto Ads4Equality, desenvolvido pelo Facebook junto com a consultoria 65/10, que visa unir dados e conspirar para uma publicidade mais representativa das diferenças. As publicitárias Maria Guimarães e Thais Fabris, da 65/10, participaram recentemente de uma aula da mesma disciplina.
Confira os trabalhos produzidos pelos alunos (clique para ver maior):
- Checklist Evangélicos 1
- Checklist Evangélicos 2
- Checklist Cultura Geek
- Checklist K-Pop
- Checkslist Pessoas de Direita
- Checklist Jovens do Rolê Curitibano
- Checklist Fotógrafos
- Checklist Jovens do Século XXI
- Checklist Punks